PREJUÍZO HISTÓRICO DOS PLANOS DE SAÚDE

Como explicar que apesar dos constantes reajuste, crescimento da carteira de clientes as operadoras de planos de saúde tenham fechado o ano de 2022 com um prejuízo operacional acumulado superior a 11 bilhões, o maior em mais de duas décadas. Em uma primeira análise da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) as despesas assistenciais não representaram crescimento que possa justificar esses números e a escalada da sinistralidade dos planos (relação entre o valor pago e a utilização dos usuários).

Em 2020 com a pandemia do COVID-19 e a suspensão dos atendimentos eletivos (com hora marcada), as operadoras tiverem um lucro recorde na ordem de R$ 18,7 bilhões, no entanto ninguém se iludiu com esse lucro, pois, com o represamento da demanda durante a pandemia já, era de se esperar um pico de sinistralidade assim que os procedimentos eletivos pudessem ser realizados. O que não era esperado é que esse pico de sinistralidade fosse se estender por tanto tempo, visto que, mesmo após sucessivos reajustes nos preços dos planos de saúde os índices de sinistralidade continuam altos.

Segundo Federação Nacional de Saúde Suplementar (FENASAUDE) que representa 13 grupos de operadoras de planos e seguros saúde, entre os fatores que impactam esses resultados estão: o aumento no uso dos planos de saúde; o fim da limitação de consultas e sessões de terapias ambulatoriais com fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros; o aumento do preço de insumos médicos; a obrigatoriedade de oferta de tratamentos cada vez mais caros, com doses a cifras milionárias; a ocorrência de fraudes; e a judicialização.

Com esse cenário as operadoras buscam o equilíbrio reajustando os valores dos planos de saúde e investindo em tecnologia para melhorar o acesso dos beneficiários à medicina preventiva. Um bom exemplo é a Sulamérica Saúde que firmou parceria com a Gympass para oferecer aos seus beneficiários uma plataforma de bem-estar com milhares de academias, personal training e muito mais. Quer saber mais sobre essa parceria ou sobre os planos da Sulamérica, fale agora com um de nossos especialistas ou faça uma simulação para ver os valores dos planos.

Deixe um comentário